sábado, 11 de setembro de 2010

O Melhor Pistache do Mundo



O Festival do pistache é um evento anual organizado pela Prefeitura de Bronte, a nordeste da Sicília, na Itália, para celebrar a colheita do melhor pistache do mundo. L’Oro Verde, como é conhecido este pistache, dá origem à inúmeros produtos que vão desde embutidos de carne até doces e sorvetes e que são degustados pelos visitantes nas ruas do Bronte.

Mas o que este pistache tem de tão especial? Foi na província de Catania, no sopé do vulcão Etna, onde o melhor Pistache do mundo se desenvolveu. Os frutos produzidos nesta parte da ilha são muito superiores do ponto de vista de aroma, cor e sabor do que qualquer outro pistache produzido em qualquer outro lugar do planeta. Nenhum pistache no mundo tem a cor verde esmeralda brilhante e o aroma tão intenso como o pistache do Bronte.

No Bronte, o cultivo de pistache é muito exigente e cansativo. As plantas crescem em terrenos acidentados, onde não é possível usar máquinas para a colheita. O resultado é um aumento significativo nos custos da produção. No Bronte, os pistaches são colhidos à mão, um a um. Os lavradores equilibram-se entre as massas de lava preta com sacos amarrados no pescoço, aonde vão armazenando os frutos colhidos.

A Stuzzi está trazendo este pistache para o Brasil e preparando um delicioso festival para seus clientes. Em Breve, novidades!!



Um comentário:

  1. UMA REGIÃO DO BRASIL QUE ERA RICA EM CANA DE AÇÚCAR E QUE EMPOBRECEU MUITO COM O DECLÍNIO DA CULTURA DA MESMA E COM A TRANSFERÊNCIA DA CAPITAL PARA O RIO DE JANEIRO À EPOCA, FOI O NORDESTE!! MAS O NORDESTE TEM UMA OPORTUNIDADE INCRÍVEL DE VOLTAR A SER UMA DAS REGIÕES MAIS RICAS DO PAÍS. EU VEJO ISSO CLARAMENTE COMO VEJO A RUA DO VIDRO TRANSPARENTE DE MINHA JANELA DE CASA!!!
    GRANDE PARTE DO NORDESTE TEM UM CLIMA PARECIDO COM O CLIMA MEDITERRÂNEO, O CICLO DE CHUVAS É MUITO PARECIDO COM O DA ESPANHA, PORTUGAL, ITÁLIA, PARTE DO ORIENTE MÉDIO, CALIFÓRNIA, CHILE, SUDOESTE DA ARGENTINA, ÁFRICA DO SUL(CAPE TOWN), E SUDOESTE DA AUSTRÁLIA(PERTH)!!!
    VAMOS DEFINIR O QUE É UM CLIMA MEDITERRÂNEO PARA QUE NÓS POSSAMOS ENTENDER O FATO DE INTRODUZIR A CULTURA NO LOCAL:

    -O CLIMA MEDITERRÂNEO TEM UMA CARACTERÍSTICA INVERSA AO CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE NO SUDESTE BRASILEIRO, O CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE DO SUDESTE DO BRASIL É SECO NO INVERNO E ÚMIDO NO VERÃO, E É, EM SUA GRANDE PARTE, DO TIPO Cwa, PELA CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA DE KÖPPEN-GEIGER. Cwa, QUER DIZER: QUENTE E ÚMIDO NO VERÃO E SECO E UM POUCO FRIO NO INVERNO.
    O CLIMA MEDITERRÂNEO É O INVERSO: QUENTE E SECO NO VERÃO,E ÚMIDO E RELATIVAMENTE FRIO NO INVERNO!!

    O PISTACHE É UMA FRUTA DE CLIMA MEDITERRÂNICO E SE ADAPTA MAIS FACILMENTE A ESTE TIPO DE CLIMA ORIGINAL!!
    O CLIMA DE CIDADES COMO TRIUNFO, GARANHUNS, CAETÉS, POR EXEMPLO, É SECO NO VERÃO E ÚMIDO NO INVERNO, E POR ESTAREM LOCALIZADAS EM MONTANHAS NO AGRESTE, O CLIMA É MAIS FRESCO QUE O CLIMA DAS CIDADES LITORÂNEAS NORDESTINAS, O SOLO DESTA REGIÃO TAMBÉM É UM FATOR FAVORÁVEL, DANDO ESTAS PECULIARIDADES DIFERENCIADAS E PRIVILEGIADAS PARA QUE O SUCESSO DO PISTACHE VENHA MAIS RÁPIDO!!
    O AGRESTE É UMA REGIÃO DE TRANSIÇÃO ENTRE O ÚMIDO LITORAL E O SEMI-SECO SERTÃO BRASILEIRO!!!
    NÃO FALO SÓ DO PISTACHE, E COMPLETO ESSE COMETÁRIO A FAVOR DO CULTIVO DAS CULTURAS A SEGUIR: TÂMARA, O DAMASCO, NOZES, CASTANHAS PORTUGUESAS!! SE FOSSEM CRIADAS FAZENDAS, FÁBRICAS E COOPERATIVAS DE PRODUÇÃO DE FRUTOS SECOS NO NORDESTE BRASILEIRO, HAVERIAM MAIS EMPREGOS E MENOS MISÉRIA NO INTERIOR DO MESMO. ISSO IRIA EMPREGAR MUITA GENTE DESEMPREGADA. E COM O DINHEIRO DAS FÁBRICAS E COOPERATIVAS, OS PRÓPRIOS EMPRESÁRIOS E FAZENDEIROS PODERIAM INVESTIR EM FACULDADES E ESCOLAS PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE AONDE FOI IMPLANTADA ESTAS COOPERATIVAS, PORQUE A PRODUÇÃO DE FRUTOS SECOS GERAM MUITO DINHEIRO(LUCRO), PRINCIPALMENTE EM ÉPOCAS NATALINAS. PENSEM NISSO!!

    ResponderExcluir